acabo de ler um texto sobre a cidade de pompeia, na itália. tive o privilégio de conhecê-la há alguns anos atrás, e nunca me saiu da memória... a cidade antiga foi soterrada pelo vulcão vesúvio por volta do ano 79 d.c., não deu tempo dos moradores sairem e até hoje são descobertos corpos petrificados por arqueologistas. por ter virado pedra, os estudos históricos não se esgotam, sempre aparecem novos indícios que
explicam a civilização antiga. uma coisa que me chamou atenção no
texto intitulado
o twitter de pompeia (do blog bitates), foi sobre os
graffitis encontrados nas paredes de pompeia:
As frases revelam aspectos curiosos e hilariantes do dia-a-dia de uma cidade romana: gladiadores garanhões, amores desencontrados, paixões assolapadas, rivalidades, insultos, provocações e zangas.
Por exemplo, um problema muito irritante para o dono de uma casa em Pompeia era a quantidade de vezes que os seus muros eram usados para defecar. Farto de tanta porcaria à porta de casa, um deles inscreveu o seguinte: «Cuidado, tu que cagas neste sítio! Que a ira de Júpiter se abata sobre ti se ignorares este aviso!» Alguns não só faziam o serviço como se davam trabalho de deixar o testemunho para a posteridade: «Apollinaris, médico do Imperador Titus, defecou bem aqui»
pois é minha gente, o twitter não é novo e pixação também é cultura!!

a pompeia de amanhã?