terça-feira, 31 de março de 2009

na cidade de stefhany

uma das mais recentes "febres" do youtube é o novo sucesso da cantora stefhany. não resisti em fazer um post sobre a riqueza que um vídeo como esse representa. ele pode ser usado como símbolo da cultura digital por escancarar questões frequentemente discutidas por empresários da indústria cultural, como plágio relativo à remix de melodia, e aqui também à dancinha famosa de beyonce. outra questão foi a dúvida gerada sobre a possibilidade de ser um viral do cross fox como estratégia de marketing, que acabou ganhando em cima sem ter tido a pretensão. todos esses fatores modernos envoltos por uma letra e por imagens totalmente populares, decorrentes do acesso cada vez maior ao meio digital, ou seja, viral e remix junto com a espera no portão, dança com amigas na laje, tudo em ritmo do brega. sem falar em alguns símbolos de acensão social como o carro novo (ainda no plástico), óculos escuro de marca, aparelho nos dentes e banheira com espuma. o novo sucesso de stefhany não deve ser tão ridicularizado como fazem em comentários no youtube com a intenção de mostrar-se distante desse universo popular, mas sim visto como um exemplo nítido do uso em comum à internet, feito por todas classes. quem sabe ela não é a próxima a seguir trajetória de mallu magalhães? o vídeo foi postado pela tvpovonet, há inúmeros erros de português na página, outros clipes e comentários com xingamento. mas agora stefhany é sucesso porque foi capaz de fazer com que todas as moças da sua cidade se inspirassem nela. e não é a mesma coisa que ocorre com todas as estrelas pop? absoluta!!

5 comentários:

Rê Gallo disse...

Há dias essa música não sai da minha cabeça, até a Lorena já decorou... hahaha
Ah, a Katylene colocou um vídeo dela no Gugu! E detalhe: o Cross Fox era emprestado! hahaah
bjs.

tati travisani disse...

haha, cross fox emprestado, claro!! como não havia pensado nessa possibilidade... ela está ficando famooosa!! tbém não me sai da cabeça: "eu sou lindaaa, absoluutaa!!"bjss

Vai por Mim disse...

Tati, qdo vi Stefhany pela primeira vez no papelpop.com, há uns 2 meses, tive certeza que ela era de Macapá..hahaha!!!! Depois, com as entrevistas e aparições em rede nacional, soube que é Piauiense, mas mora em Fortaleza pq fica mais centralizado para cumprir a agenda de shows..rs! Eu e a Rê estamos obcecadas nela..rs!
Não é brincadeira, garotas como a Stéfhany e mulheres como a Joelma do Calypso são ícones de beleza e sucesso em todo o norte e parte do nordeste. Eu fui...eu vi...eu escutei isso deles. Olha, eu não anseio muito por voltar ao Amapá, mas você com esse seu olhar antropológico interessadíssimo..rsrs...ia adorar!
Beijo, Fá Gallo.

tati travisani disse...

fafá, você foi atrás de stefhany!! a menina está com tuuudo!! eu também tenho um fascínio por essas personalidades, mas encarar macapá só se fosse com vc!! brincadeira, iria mesmo! a música ainda não desgrudou... um bjão!

Unknown disse...

Tati!! Essa é daquelas q de tão ruim é bom!! Me lembrou de outro vídeo trash... Zona Norte Zona Sul... hahaha mas acho q vc Ñ fez parte desse, pois foi naquela época em q vc "nos abandonou...