sexta-feira, 29 de agosto de 2008

curtas no centro cultural sp


ontem fui assistir duas sessões da mostra brasil do festival de curtas, no ccsp. mesmo sendo a tarde, a sala estava lotada, que bom! após a primeira sessão teve um bate-papo com os diretores de alguns dos curtas exibidos, legal! todos eram estudantes da eca/usp e faap, e falaram do processo criativo. mas o mais legal de tudo é que, por ser um evento gratuito, e pelo ccsp estar localizado numa avenida comum de são paulo (vergueiro), diferente de algumas salas de cinema mais cult que ficam em lugares nobres da cidade, havia uma variedade enorme de pessoas ali assistindo: os amigos da faculdade, adolescentes estudantes de algum colégio público perto, senhores(as) que costumam frequentar o lugar e alguns moradores de rua com suas sacolas/casa. todos convivendo e adquirindo o mesmo tipo de informação, bom, muito bom!
até que na segunda sessão os confrontos sociais apareceram, o que não gostaria que fosse de se esperar. eram curtas produzidos durante oficinas de vídeo, provavelmente criados por alguns adolescentes presentes. a linguagem era bem diferente da outra sessão, muitos "erros" técnicos, problemas de dicção durante a narração, clichês, nenhuma referência filosófica ligada ao roteiro, mas representava muito bem a voz dos jovens brasileiros, provavelmente a maioria dos que estavam ali compreendiam bem mais aquele tipo de mensagem, simbolizando a "mostra brasil". enquanto isso, alguns dos amigos da faculdade dos outros diretores, aplaudiam e riam altíssimo, zombando as produções, gritando a cada intervalo "hahaha, esse é o melhor, já ganhou, parabéns!!"
triste, triste a falta de respeito e como o conhecimento fechado a alguns dogmas nos deixam atados, impedidos de contextualizar circunstâncias para, mais uma vez, promover a segmentação intelectual e cultural. um desperdício... 

Sem comentários: