terça-feira, 5 de agosto de 2008

os "sem carro"

instalação de osgemeos

uma das coisas que mais me incomoda na cidade é a disputa entre os "com carro"e os "sem carro". os "com carro" odeiam os pedestres que atravessam sempre na hora errada, odeiam os motoboys e motogirls e acima de tudo odeiam os ambulantes, malabaristas de farol e limpadores de vidro. ao se aproximarem do carro, os recebe com um olhar fulminante por traz do vidro fechado instantes antes. os "sem carro", por outro lado, se aproveitam dos "com carro" para conseguirem um troco, muitas vezes através de intimidações e olhares exigindo piedade por serem "sem carro" e por não possuírem esse objeto de desejo. porque em geral quem não têm um carro quer ter. o mais louco é que no meio disso há uma discussão seríssima a respeito da mobilidade na cidade, alternativas de transporte para melhorar o trânsito cada vez mais absurdo e de quebra diminuir a poluição. mas também há incentivo para o crescimento das indústrias de automóvel e a facilidade de crédito para os consumidores, pois assim a economia do país continua crescendo. 
o carro para o paulistano é tão importante quanto sua casa, muitas vezes até mais! o sonho do carro zero é maior que o da casa própria, que o silvio santos tanto repetia na década de 80. 
para quem convive horas nas marginais, radial leste, tancredo neves, bandeirantes, rebouças, paulista, o carro é a casa. 

2 comentários:

Rê Gallo disse...

Estava essa semana conversando com uma amiga carioca e ela me disse que acha uma loucura o amor do paulistano pelo carro... Mas eu nem acho assim tão absurdo, eu mesma não vivo sem carro! Pudera, rodava 500km por semana, imagina isso de buzão???

Amei OSGêmeos!!! Eu quero! ;)
Bjs!

tati travisani disse...

não é fácil mesmo... eu também tenho muita dificuldade de me imaginar "sem carro"! mas confesso que as vezes me sinto mal por isso...

tbém queria um desses em casa!
imagina eles ao lado da vespinha rê e flá na sala?? lindooo